top of page

Sugere-se que as aulas sejam coletivas, visto que esse tipo de trabalho é mais dinâmico e ágil tendo a ação entre os participantes. A experiência de um, pode servir de incentivo para os demais. 

​Em todos os cursos poderá ser fornecido material de apoio escrito, partituras e material audio-visual ilustrativo.

Para agendamento e obter mais informações, faça contato comigo aqui.

 

CURSOS DE DIREÇÃO (Regência)​

I - DIREÇÃO CORAL:

Destina-se a futuros diretores ou diretores de coro atuantes, professores de música, cantores, instrumentistas interessados na arte da direção.

Conteudo programático: como criar e organizar um coro; conhecimento das diferentes técnicas do gestual; técnica vocal para coro; classificação vocal; postura; estudo dos diagramas; gestos preparatórios e corte final; fermata; dinâmica, andamentos, leituras em diferentes claves; articulações; dinâmicas de grupo para o trabalho de afinação e outras técnicas; estudo de uma partitura e conhecimento geral de repertório. 

II - DIREÇÃO INSTRUMENTAL: (Orquestra/Banda)

Destinado a futuros diretores de banda ou orquestra ou para diretores já atuantes e instrumentistas que pretendem assumir agremiação musical futura.

Conteudo programático: Estudam-se as diferentes técnicas do gestual com suas aplicações práticas e teóricas; observações sobre as necessidades básicas de um diretor; criação e organização de um grupo instrumental; postura; estudo dos diagramas; gestos preparatórios e corte final; fermata; dinâmica, andamentos, leituras em diferentes claves; articulações; dinâmicas de grupo para o trabalho de afinação e outras técnicas; estudo de uma partitura e conhecimento geral de repertório. 

III - TÉCNICA VOCAL PARA CORO

Visa oferecer recursos técnicos aos cantores onjetivando o melhor aproveitamento da voz no contexto de um coral. Destina-se aos diretores de coro e aos cantores dos grupos vocais.

Conteudo programático: postura do cantor; relaxamento; aquecimento vocal; desaquecimento pós ensaio e apresentações; projeção da voz; domínio da respiração; exercícios de agilidade, foco dos ressoadores, extensão vocal; higiene vocal; vocalização prática e específica visando atingir diferentes recursos vocais. 

​

GRUPOS DE APOIO AOS CURSOS

Os grupos de apoio servem para servir de base para o trabalho de direção, independente da participação de músicos presentes ao encontro, dessa forma há um melhor aproveitamento prático dos participantes, transformando o curso em um master classe muito mais dinâmico, já que os alunos poderão praticar.

GRUPO DE APOIO PARA CURSO DE DIREÇÃO DE CORO: 

Duas possibilidades de formação em função do tipo de coro a ser trabalhado:

* Octeto vocal básico para coros amadores com formação de repertório até quatro vozes, integrado no mínimo por: 2 sopranos, 2 contraltos, 2 tenores e 2 baixos. Preferencialmente pessoas que tenham facilidade de aprendizado.

* Octeto vocal duplo (avançado) para coros avançados com formação de repertório a oito vozes ou mais, integrado no mínimo por: 2 sopranos I, 2 sopranos II, 2 mezzos, 2 contraltos, 2 tenores I, 2 tenores II, 2 barítonos e 2 baixos. Preferencialmente pessoas que tenham boa leitura musical ou facilidade no aprendizado.

ATENÇÃO: Em ambos os grupos de apoio à Direção de Coro, solicita-se disponibilizar um pianista e piano ou teclado (preferencialmente com registo de piano). Em ambas as modalidades de coro, deve-se entregar as partes com antecedencia para que os cantores possam estudar as partes antecipadamente, agilizando o encontro e produzindo resultados muito mais satisfatórios ao final. 

​

GRUPO DE APOIO PARA CURSO DE DIREÇÃO DE ORQUESTRA:

Duas sugestões para formação:

* Quinteto de cordas: 2 violinos, 1 viola, 1 violoncello e 1 contrabaixo

* Dois quintetos com formação mista (formação preferencial): 2 violinos, 1 viola, 1 violoncello, 1 contrabaixo, 1 flauta transversa, 1 oboé, 1 clarinete, 1 fagote e 1 trompa.

 

GRUPO DE APOIO PARA CURSO DE DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS (Banda):

Duas possíveis formações em função da disponibilidade de músicos:

* Quinteto de metais: 2 trompetes, 1 trompa, 1 trombone e 1 tuba (podendo a tuba ser substituída por um trombone baixo ou Euphonio).

* Duplo Quinteto de sopros: quinteto de metais: 2 trompetes, 1 trompa, 1 trombone e 1 tuba (podendo a tuba ser substituída por um trombone baixo ou Euphonio e quinteto de madeiras: 2 Flautas, Oboé, Clarinete e Fagote.

​

OUTROS CURSOS

​* Percepção Musical: Destina-se a todos (diretores, cantores e instrumentistas) os que desejem aperfeiçoar a leitura musical e aprimorar a percepção musical de intervalos, harmonias, etc.

​

​* Apreciação Musical: Destinado a todos os que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a história da música universal; Tem por principal objetivo a formação de plateias e desenvolver o gosto pela música clássica; estuda-se o desenvolvimento da música através dos tempos. Apresentação de diversas gravações ilustrativas.​

​​

MATERIAL DE APOIO INDISPENSÁVEL:

  1. Piano afinado ou teclado

  2. Tela com possibilitando a conexão com notebook via cabo HDMI

  3. Quadro com caneta ou giz

  4. Reprodução de material de apoio: textos e partituras

3.jpg
IMG_0921.jpg
DSC_0895.jpeg
11.jpg
2009 - Campo Grande xvi.jpg
41111_112990245422617_3943149_n.jpg
930537587065912.jpg
1165129473606721.jpg
Curso de Regencia EMBAP 2011.jpg
Cascavel iv.jpeg
bottom of page